Uma campanha de combate às queimadas urbanas e rurais foi lançada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) nesta terça-feira (25).
A iniciativa acontece como uma resposta à grave crise ambiental enfrentada na Amazônia.
O objetivo é alertar, orientar e conscientizar os gestores sobre o uso de recursos públicos nas ações de defesa civil e implementação de políticas públicas mais rigorosas para a prevenção de incêndios florestais.
O anúncio foi feito nessa terça-feira, 25, pela presidente do TCE, conselheira Yara Amazônia Lins.
A campanha vai ser executada pelas diretorias de Projetos Ambientais, de Controle Externo Ambiental e de Comunicação Social.
A ação também tem a participação dos conselheiros Júlio Pinheiro e Josué Cláudio Neto, que conduziram as tratativas junto à presidente, Yara Amazônia Lins, para implementação do projeto.
No ano de 2023, o Amazonas sofreu com a maior seca já registrada em sua história, afetando diretamente cerca de 600 mil pessoas e causando desabastecimento em sedes municipais e isolamento de comunidades ribeirinhas. Essa seca aumentou os fatores que favorecem o aparecimento de focos de incêndio e, consequentemente, de queimadas. Em 2024, os registros de fumaça também já indicam um aumento significativo na região.
Da redação.