A vacinação contra a dengue vai começar na próxima quinta-feira, dia 22, em Manaus. Serão imunizadas as crianças de 10 e 11 anos de idade, em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Até o último dia 10, foram confirmados 923 casos da arbovirose, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Conforme a pasta, a vacinação representa um avanço no enfrentamento da dengue, que teve aumento de casos em todo o país neste início de ano.
Para receber a vacina, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, levando o documento oficial de identificação, Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e cartão de vacina.
Nove unidades de saúde vão atender em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.
A lista completa, com endereços e horários de funcionamento, está disponível no site: manaus.am.gov.br/semsa
Imunização
Manaus recebeu um primeiro lote do Ministério da Saúde, com pouco mais de 65 mil doses da vacina Qdenga, indicada para a prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo do vírus.
O imunizante foi incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado, sendo o Brasil o primeiro país do mundo a ofertá-lo no sistema público de assistência.
Nesta fase inicial, a vacinação é voltada a crianças de 10 e 11 anos, com população estimada em 65.037 pessoas no município, segundo recomendação do Ministério da Saúde.
A estratégia deverá alcançar progressivamente as demais populações dentro da faixa etária de 10 a 14 anos, incorporada no Programa Nacional de Imunização (PNI).
Da redação.